Terça-feira, 30 de Junho de 2009
Manifesto Autárquico JS Loures

As políticas municipais de juventude pelo seu carácter transversal assumem um papel importante na melhoria das condições de vida das camadas mais jovens da população do concelho.

 

Durante os últimos anos tem sido feito um forte investimento na área da educação, passando pela requalificação do parque escolar, às refeições escolares, ao importante enriquecimento das actividades extra curriculares, realçando claro, o alargamento da rede de transportes escolares.

 

Somado ao esforço efectuado na educação, de destacar ainda o alargamento e requalificação dos Gabinetes de Apoio à Juventude, o inovador serviço de apoio e encaminhamento psicossocial, e por último, o Programa Habitação Jovem como marcos deste executivo municipal nos últimos 4 anos.

 

A Juventude Socialista, tanto a nível nacional como local, tem pautado a sua actuação pela apresentação de propostas progressistas e que vão ao encontre das expectativas dos mais jovens, no caso particular de Loures tem tido ao longo dos anos um papel importante tanto na apresentação como na concretização, através dos seus actores políticos, de muitas das iniciativas municipais expostas, querendo voltar a marcar pela diferença no concelho de Loures, a Concelhia da JS elaborou um conjunto de propostas para fazerem parte do Programa Eleitoral do PS de modo a serem concretizadas no mandato 2009 – 2013.

 

Habitação e Requalificação Urbana

 

Programa Habitação Jovem

Criar condições para no próximo mandato o Programa ser alargado à zona Oriental do Concelho.

 

Proposta de Incentivo ao Arrendamento Jovem Municipal, Incentivando o arrendamento dos proprietários a custos mais acessíveis para jovens, com a contrapartida de redução de IMI a esses imóveis;

 

Apoio nos Gabinetes de Apoio à Juventude, no preenchimento dos processos de candidatura ao Porta 65;

 

Requalificação Urbana

Através de uma das artes mais populares junto das camadas mais jovens, pretende-se recuperar e dignificar espaços públicos degradados, através do graffiti.

 

Novo Governo Gestão

 

Introdução do Orçamento Participativo durante o próximo mandato

Introdução do orçamento participativo, seguindo o modelo utilizado noutras Autarquias do País.

 

Munícipe Virtual

Criar o munícipe virtual, associar uma conta de utilizador a todos os munícipes maiores de 18 anos e recenseados no concelho, sendo este o modo privilegiado dos munícipes comunicarem e tratarem dos seus assuntos com o município;

 

Criação do Gabinete de Apoio à Freguesia

Unidade interna do Município responsável por todos os contactos com as freguesias.

 

Criação de Gabinete de Apoio à Inovação / Investigação

Unidade com o objectivo de em conjunto com outros serviços da Autarquia verificar possibilidades de melhoramento tanto nos serviços internos como no concelho de um geral.

 

Reuniões da Assembleia Municipal e Câmara

Transmitidas em directo no site da Câmara Municipal.

 

Empreendorismo Jovem

 

Ninho de Empresas

A criação de uma incubadora de empresas, de forma a permitir que as jovens empresas/jovens empresários usufruam de um conjunto de incentivos e meios comuns, do apoio contabilístico e fiscal, apoio de recursos humanos, logístico e informático.

 

Projecto Jovem Empresário

Estimular o empreendorismo através de concurso aberto a novos projectos empresariais, sendo as melhores ideias apoiadas logistícamente e através da atribuição de um prémio monetário aos 3 melhores projectos de percentagem a definir do capital social necessário para arranque de cada projecto.

 

Tecnologias de Informação

 

Disponibilização de Internet Gratuita em todos os edifícios municipais e jardins municipais;

 

Alargar o número de serviços disponíveis online;

 

Reduzir o consumo de papel na Autarquia ao mínimo indispensável através das novas tecnologias;

 

Activar o domínio Europeu do endereço electrónico do Município:

 

Ambiente / Recursos Energéticos

 

Redução do consumo de recursos energéticos, através da implementação em todos os edifícios municipais de sistemas inteligentes para controlo dos recursos energéticos;

 

Aposta nas energias renováveis, estudar a viabilidade de utilização de painéis solares em todos os edifícios municipais;

 

Tratamento (por osmose inversa e outras técnicas) e reaproveitamento das águas das piscinas para descargas sanitárias, duches e rega dos jardins.

Incentivar utilização de energias renováveis através criação de equipas municipais que façam avaliação dos imóveis dentro do município de forma a perceber os desperdícios energéticos, e apresentar propostas para resolução desses desperdícios bem como possibilidade de utilização de energias renováveis.

 

Remodelar a iluminação pública através do investimento na iluminação efectuada através da implementação Tecnologia de Led’s.


Juventude / Desporto / Cultura

 

Casa Municipal da Juventude

Criação de Espaço Multidisciplinar, com pequeno auditório, sala de reuniões, galeria, estúdio para som e vídeo.

 

Projecto Jovem Associa-te!

Promover o Associativismo Juvenil, fazendo a divulgação e a promoção do Associativismo nas várias escolas do concelho. Em simultâneo criar o prémio para as 3 associações mais empreendedoras do concelho. E ajuda no preenchimento no RNAJE das associações já existentes.

 

Criação do Conselho Municipal de Desporto

Fomentar o diálogo e a cooperação entre os diversos agentes desportivos do concelho, dando voz ao movimento associativo na elaboração da estratégia municipal na área do Desporto (Orgão consultivo, instrumento politico de excelência para envolver a comunidade desportiva e co-responsabilizar no projecto de desenvolvimento).

 

Criação do Torneio Inter-modalidades / freguesias

Aproveitar a criação dos diversos pavilhões desportivos pelas diversas freguesias do concelho, com este torneio anual pretende-se incentivar a prática desportiva das modalidades de futsal, andebol, voleibol, basquetebol não profissional e outras no âmbito das actuais secções, ou novas secções dos clubes. (Estimula-se a participação nos clubes já existentes e rentabiliza-se socialmente os equipamentos municipais.)

 

Criação do Programa “Passaporte + Desportista”

No âmbito do Desporto para Todos, lançar um passaporte (pessoal e intransmissível) onde se registam as diversas participações em actividades desportivas. No final do ano, contra entrega do passaporte, determina-se quem foi o munícipe que registou mais participações, garantindo no ano seguinte um passe-livre de acesso às piscinas municipais, ou outro equipamento municipal como prémio. (Estimula-se a actividade física, fideliza-se o cidadão, divulga-se o desporto para todos, aumenta-se a participação pelo prémio)

 

Criação do Programa “Jovens Animadores de Saúde”

No âmbito da prevenção primária e prevenção para a Saúde, lançar um programa nas escolas de 2ª e 3ª ciclo, em parceria com a Saúde, Educação, Juventude e Desporto, onde se faça a educação e formação dos jovens em áreas de prevenção de comportamentos de risco. (Aqui os instrumentos a utilizar são os já identificados, do desporto à saúde, envolve-se a comunidade escolar e a saúde pública)

 

Criação da Biblioteca Itinerante

Esta percorreria todo o Concelho, privilegiando, contudo aquelas áreas cujo acesso à informação é mais difícil. Nesta Biblioteca, o jovem teria acesso às mais variadas formas de informação – jornais, livros, revistas, acesso à Internet, etc. Esta teria ainda uma base de dados com todos os livros disponíveis nas bibliotecas Municipais, sendo possível efectuar reservas de livros pretendidos.

 

Semana Cultural e Desportiva

Promover nas 18 freguesias do concelho uma semana dedicada à cultura e ao desporto concelhio, sendo esse evento a oportunidade de expor os trabalhos de artistas da freguesia e mostrar o que de melhor na área do desporto se faz, promovendo o intercâmbio de iniciativas nas diferentes freguesias.

 

CulturLOURES

1.      FESLoures

Um Festival Internacional de Teatro, onde se mostre o que Loures faz e se convidem companhias de teatro amador de todo o mundo, com especial enfoque nos países de expressão oficial portuguesas e de outras comunidades residentes no concelho.

2.      DJLoures

Um encontro nacional de DJ emergentes a realizar no verão com espectáculos de laser, imagem e novas tecnologias na abordagem das novas tendências musicais.

3.      LANLoures

Um encontro LAN PARTY, no âmbito do desporto electrónico.

 

População Sénior

 

Criação do cartão > 65

 Com descontos para todos os munícipes com mais de 65 anos, em áreas de cobrança da responsabilidade da autarquia e através de protocolos com comércio local;

 

Criação de Gabinete de Apoio à População Sénior

Similar ao existente na Área da Juventude mas contextualizado para esta população.

 

SOS 24

Apoio 24 Horas à população sénior através do sistema de alarmes identificando o sinal de alerta em caso de ajuda. 

 

Programa de Voluntariado inter- geracional

Criação de uma bolsa de Jovens voluntários para ajudarem cidadãos seniores nas suas tarefas diárias.



publicado por JS LOURES às 13:14
link do post | comentar | favorito

2 comentários:
De André Antunes a 1 de Julho de 2009 às 13:02
Este Manifesto Autárquico demonstra as boas propostas, o valor, o empenhamento e a capacidade necessária para assumir responsabilidades da JS Loures, ao nível da criação e implementação dessas mesmas propostas, afim de modernizar e evoluir beneficamente o Município de Loures.
Valor esse não reconhecido e injustamente desvalorizado por alguns, resta a uma JS unida e solidária lutar pelos seus princípios e principais determinações.

Um Abraço,

André Antunes
Secretário-Concelhio JS Loures


De Rita Leão a 5 de Agosto de 2009 às 21:13
Boa Noite caros amigos,

Este manifesto é mais uma das muitas provas dadas da JS de Loures, foram vários anos de acções, contributos, actividades, comunicados, moções apresentadas à AM...Enfim TRABALHO desenvolvido não só para os militantes, mas também para a POPULAÇÃO, trabalho politico "virado" para fora/para a Sociedade, sim porque este também é o trabalho de uma organização politica, embora e infelizmente(na minha modesta opinião) alguns não concordem(ou melhor...na argumentação é mais fácil não concordar!)!!!
Tudo isto, para apenas dizer que ainda bem que existe uma JUVENTUDE SOCIALISTA, uma organização politica em que me revejo.
Uma JS Concelhia de Loures que fala no plural, que tem respeito às escolhas dos seus militantes que respeita a Organização. NÃO falamos a uma só VOZ!
Quero agradecer a todos (e Vcs sabem quem são), estes momentos de efectiva solidariedade, integridade e valor, principios determinantes na formação de um Ser Humano!!
E já agora dizer a JS de Loures NÃO aceitou o 6º lugar por tudo isto, meus amigos, VALORES,PRINCIPIOS que felizmente ainda existem!!!

OBRIGADA JS
VIVA a JS
VIVA O CONCELHO DE LOURES

Rita Leão


Comentar post

mais sobre mim
pesquisar
 
Janeiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
28
29
30

31


posts recentes

Tomada de Posse

Eleições JS Loures! Parab...

Convocatória Assembleia C...

Vitória Histórica!

Porque Votar PS em Loures...

Por Loures, com Confiança

Conseguimos! Avançar Port...

Dia 28 Acorda no Séc XXI

Jantar de Apresentação - ...

Um Presidente Que Faz!

arquivos

Janeiro 2010

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

links
Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds